Quarta-feira, 26 de Abril de 2006

A dependência da Liberdade

Adoro ser livre e sei que este é também um desejo de todos, agora se sabemos dar o verdadeiro valor à nossa liberdade, se prezamos a nossa liberdade e se percebemos o que é a verdadeira liberdade, bom, quanto a isso terei as minhas dúvidas…

 

A independência é algo que procuramos incessantemente e cada vez mais novos, porque queremos ser ‘donos do nosso nariz’, porque só sendo independentes podemos ser nós próprios com toda a nossa personalidade e carisma, revelando os nossos valores e sobretudo as nossas vontades.

 

Mas ser livre será ser independente?

 

Ou a independência passa pelo físico, pelo palpável, pelo material, pelo carro, a casa, as roupas, as saídas, as viagens e a liberdade passa pelos nossos conceitos, pelas nossas vontades, pelo nosso gosto pela vida.

Pelo amor a nós próprios e à nossa vida!

Há pessoas que são dependentes de outros e no entanto são livres, livres de espírito…

 

Uma pessoa preconceituosa será livre?

 

                       

           

Se calhar não, está dependente de conceitos, de ideais que não a deixam ser livre e deixar também os outros viverem a sua liberdade, as amarras de um preconceito serão por ventura mais fortes que a dependência de alguém ou a alguém.

 

E os tabus deixam-nos ser livres, tendo como barreira aquele assunto ou critério por vezes intransponível?

 

Eu julgo-me livre e reitero essa liberdade, porque tenho o meu espaço e deixo o espaço que os outros têm por direito, mas sobretudo porque estou sempre disposta a novas experiências e opiniões, sou de livre de pensamento, porque não me fecho em conceitos que reprimem, porque procuro sempre o conhecimento e só conhecendo podemos ser livres, respeitando e vivendo de uma forma autêntica, genuína.

E sou independente e trabalhei imenso para ter essa independência, as minhas dependências, ultrapasso-as livremente e só me valem de algo porque também sou livre, ou antes, de que me vale a independência de ter um carro, uma casa, o meu espaço, se depois não sei gerir essa liberdade?

Se depois fico acorrentada ao que a minha independência me deu e fico presa ao que conquistei, a liberdade é superior à independência de nada me vale ser independente se depois vivo para mim e sou tão independente, que só eu me apercebo de tal facto!

Escrito por Marisa às 11:48
Piacere | Grazie
De igara a 27 de Abril de 2006 às 14:30
Vamos lá a ver se desta vez este comment fica. Para mim a liberdade é importante e sempre me regi pela premissa que diz que a liberdade é importante, desde que não colida com a liberdade dos outros. Sempre me tentei reger por esse principio para que me respeitassem e para ter o reverso sobre a forma de respeito. Em relação á independência, já passei por tantos estágios na vida, que sei que a independência se pode sentir em contornos distintos e definidos. Na situação em que me encontro actualmente a independência tem a ver sempre com o bem estar de outros (os meus filhos). Ao longo da minha vida dei passos longos em dircção á independencia, comecei a trabalhar cedo, abdiquei 3 vezes da entrada na faculdade, cumpri sonhos, realizei etapas e caminhei sempre convicta que os meus passos me realizariam. Hoje em dia, penso que a beleza das partilhas com os meus filhos, abdicar por eles, não é compativel com sentires de independencia. É claro que continuo a fazer noitadas, a ir ao cinema, a sair com os meus amigos, mas isso não é independencia, é preservação do nosso espaço. Continuo a pensar que tudo é possivel em seu espaço e em seu tempo...já fui independente, já tive sonhos e atingi metas...agora é tempo de usufruir e de apreciar as opções que fiz na vida. Um beijo manso minha amiga :)
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


veropiacere@sapo.pt

Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Hummmm...

Sei lá...

Ciao

(...)

Ingenuidade

Viver...

Pretensão

Quando...

Kininha

Renascer…

Hoje não…

Recordar...

Agosto 2010

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Piaceres...